Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

Presidente da AGGEB profere palestra em Vitória da Conquista

24/11/2023 Notícias

O presidente da AGGEB, Thiago Xavier, que é o Coordenador Executivo da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, participou do 2º Encontro Geral da PROIN, realizado no Auditório da Dat-Sul SEFAZ, em Vitória da Conquista (BA), evento que busca a aproximação dos núcleos regionais e órgãos do Estado, promovendo uma atuação mais eficiente da Procuradoria do Interior. O evento teve também a participação de outros três EPPGGs, Marcos Tavares e Carla Mariane, da Procuradoria Geral do Estado (PGE)  Alexandre Sobral, da UESB.

O encontro que teve como tema central o “Projeto de Reestruturação da Atuação da PROIN”, contou com a participação de diversas autoridades, como a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana, Amali Mussi, o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Luiz Otávio de Magalhães, a Auditora Fiscal da Dat-Sul Sefaz, Sandra Rosa Pereira, e o Superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Agrário, Gustavo Rocha Machado.

Thiago Xavier proferiu a palestra “Desenvolvimento Territorial do Estado da Bahia: tendências e desafios”. O presidente da AGGEB abordou inicialmente a diversidade territorial do Estado e a importância da escuta da pauta de diversos atores político-sociais de todos os territórios baianos. “Nosso objetivo sempre foi e será ampliar a participação e qualificar as propostas advindas da sociedade civil e dos territórios de identidade”, ressaltou. Thiago Xavier também abordou as peculiaridades dos consórcios públicos.

O presidente da AGGEB fez ainda o reconhecimento da iniciativa histórica da PGE em buscar a sua interiorização, e “pular os muros” do controle interno para também se inserir nas diversas etapas das políticas públicas e interagir com a sociedade de um modo geral. “Era algo inimaginável há pouco tempo atrás. Cabe destacar a dedicação e sensibilidade do Procurador Chefe da Procuradoria do Interior – Dr. Frederico Bernardes Caiado de Castro em prol dessa ação da PGE”, disse Thiago Xavier. Para o EPPGG Marcos Tavares, o evento ressalta a importância que tem duas carreiras típicas do Estado como a de Gestor Governamental e de Procurador, para a continuidade e ampliação das políticas públicas em todo a Bahia. “Reforçando isso, temos o fato de que tanto a UESB como a UEFS também contam com a carreira de gestor. Isso é mais uma forma de estímulo para o trabalho de nossos colegas em favor do serviço público”, afirmou Tavares.