Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

PGE-BA é finalista no prêmio Judiciário Exponencial

26/10/2022 Notícias

Projeto “Implantação da Gesp: Gestão Estratégica da PGE-BA” chamou atenção por sua característica de inovação na gestão

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia ficou entre os finalistas na categoria de Inovação na Gestão, do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial – Edição 2022. A premiação teve como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos setores tecnológicos, de gestão e de novas metodologias no âmbito do Ecossistema de Justiça, assim como as soluções criadas com impacto social.

O prêmio também visou promover e reconhecer os líderes que se destacam pelo perfil empreendedor em suas instituições, assim como os executivos de TI e de inovação, a fim de enfatizar e repercutir as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.

A cerimônia de entrega do prêmio foi em Brasília, no hotel Royal Tulip, e transmitida ao vivo no canal do YouTube do Judiciário Exponencial.

O processo de modernização da gestão da Procuradoria Geral do Estado teve início em 2011 com Planejamento Estratégico.

Em 2016, a PGE iniciou a revisão do Plano Estratégico. O Plano Estratégico PGE 2017-2021 contém o mapa estratégico, objetivos, indicadores, metas e iniciativas que passarão a ser monitoradas pelo Comitê de Gestão Estratégica. A metodologia utilizada baseia-se no Balanced Scorecard – BSC, ferramenta que se adequa à necessidade de tradução da estratégia de forma simples, objetiva e mensurável.

Em 2021, o Comitê de Gestão Estratégica aprovou a prorrogação do Plano Estratégico, passando este a vigorar até dezembro de 2023.

Dentre os objetivos específicos pretendidos com o desdobramento, destacam-se o de motivar todos a pensarem estrategicamente, alinharem-se à estratégia, sentirem-se envolvidos com as ações e engajarem-se de maneira participativa e corresponsável.
A criação a GESP – Gestão Estratégica Democratica e Eficiente, teve como objetivo a adoção de um modelo de gestão estratégica inovador e com o foco em resultados

Para a procuradora geral adjunta para assuntos administrativos, Luciane Croda, coordenadora da Gesp, “estar entre os finalistas em uma categoria tão simbólica como o de Inovação na Gestão é muito importante e um reconhecimento ao trabalho da PGE-BA, a única procuradoria estadual entre os selecionados. Nossa instituição possui uma função social emblemática e necessária.. As ações da Gesp são desenvolvidas para melhorar a prestação do serviço e a qualidade do trabalho, com reflexos para o Estado e a sociedade, apesar de serem desenvolvidas internamente. Por isso nos consideramos vencedores, pelo fato de termos alcançado tal posição”, reforçou a procuradora.

Confira o vídeo completo através do link https://youtu.be/eQONxFULHOU.