Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

Desafios da Gestão e relação ‘Estado x Sociedade’ são focados em seminário

19/08/2014 Notícias

Os desafios enfrentados na gestão pública devido às novas mudanças sociais e econômicas no país formaram o principal mote das discussões presentes no Seminário “Desafios da Gestão”, realizado no auditório principal da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), na segunda-feira, 18 de agosto. O evento reuniu cerca de 300 especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e é a primeira ação do Programa de Formação e Aperfeiçoamento Continuado (PFAC) 2014, organizado pela Diretoria de Valorização de Pessoas (DDE) da Secretaria de Administração do Estado. 

IMG_8905_0

“Gestores devem refletir sobre o real papel do Estado e como organizá-lo a partir de demandas da sociedade”, destacou Amarildo Baesso, um dos palestrantes do seminário e EPPGG do Governo Federal. Ele abordou ainda questões como o papel da gestão pública a partir do papel do Estado, além da adequação de ferramentas para uma gestão mais eficaz.

IMG_8913

Baesso explanou também que o desenvolvimento, até a década de 70, estava relacionado ao crescimento econômico e, hoje, “está atrelado à sustentabilidade e a inclusão social”. “É uma nova realidade que traz maiores desafios para a gestão”, disse.

Silvio Trida, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, e Hermílio Santos, doutor em ciência política e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), também palestraram no evento.

20140818_143956

Outros cursos

De acordo com a Saeb, este mês de agosto ainda serão oferecidos dois cursos sobre elaboração de políticas públicas distribuídos em cinco turmas, com previsão de término em novembro deste ano. O público alvo são todos os 300 integrantes da carreira. O professor doutor José Rodrigo Rodriguez ficou a cargo de conduzir o curso “Política Pública: a complexidade da escolha”, com 56h, sendo 40h presenciais e 16h de atividades extra classe. Para este curso, serão formadas três turmas com 40 vagas cada. O curso “Formação de agenda no ciclo de Políticas Públicas”, também de 56h (40h presenciais e 16h de atividades extra classe), que terá duas turmas com 40 vagas cada, será ministrado pelo professor Denilson Bandeira Coelho.

*Com informações do Portal do Servidor