Gustavo Pessoti, EPPGG e presidente do Conselho Regional de Economia
“A carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental foi pensada de forma estratégica, como uma carreira típica de Estado, para profissionalizar a gestão pública e aperfeiçoar o ciclo das políticas públicas, desde a sua formulação até a avaliação de seus resultados para a sociedade.
Apesar dos objetivos inicialmente pensados, foi fácil constatar que houve muita dificuldade em dar unidade aos EPPGGs. Claramente faltou uma gestão de carreira e muitas assimetrias foram criadas entre os EPPGGs dos concursos de 2002 e 2004.
A AGGEB foi muito importante para nossa carreira. Foi mais que uma associação de classe. Participou ativamente do processo de reestruturação da carreira. Buscou que a realização de processos de promoção acontecessem segundo a regulamentação legal. Lutou pelo reconhecimento e pela qualificação dos EPPGGs. Brigou, quando esse era o caminho, para reconhecimento dos direitos de seus associados.
Fruto dessas “buscas”, “lutas” e “brigas” tivemos muitos avanços, inclusive com o reconhecimento do Governo do Estado em nossas lutas. Outro ponto de destaque foi a criação do dia do Gestor Público, em projeto da deputada Ivana Bastos e aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Bahia – uma conquista do empenho da Associação em defesa de gestão pública estratégica e identificada com o desenvolvimento socioeconômico da Bahia.
Parabenizo a AGGEB pelos 20 anos de existência. A cada um dos nossos presidentes e diretores. E reforço meu orgulho em ser associado de uma Associação cujas marcas maiores são a defesa irrestrita de seus associados e a busca por uma Gestão Pública eficiente, reforçando a importância do serviço público e dos servidores para toda a sociedade baiana.