“O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), também conhecido como Gestor Governamental, atua na administração pública brasileira nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.
O EPPGG integra carreira típica de estado vinculada ao Poder Executivo. Sua criação teve o propósito fundamental de fortalecer o nível estratégico de governo em suas capacidades de concepção e implementação das políticas governamentais, além de profissionalizar a ocupação dos cargos de direção e assessoramento superior, fornecendo as condições para a continuidade das políticas públicas. São assim responsáveis pelo contínuo aprimoramento da administração pública.
A primeira experiência no Brasil se deu em Minas Gerais no ano de 1986. No governo federal brasileiro a carreira existe desde 1989, sendo posteriormente disseminada para outras unidades da federação, tais como Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além de também já se fazer presente em alguns municípios.
Diversas outras nações possuem carreiras similares à nossa.
Os EPPGG/Gestores Governamentais se constituem numa carreira transversal, intersetorial e pluridisciplinar formada por profissionais com perfil generalista e de comprovada qualificação técnica, que tem por finalidade desempenhar atividades de direção, gerência, assessoramento superior e avaliação de políticas públicas, tendo como foco as entregas feitas ao cidadão.”