Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

Publicação especial da AGGEB destacando o trabalho de mais um EPPGG no combate à pandemia

16/06/2020 Entrevista
Publicação especial da AGGEB destacando o trabalho de mais um EPPGG no combate à pandemia

Daniela Svec, administradora, EPPGG, ingressa no concurso de 2002. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Disseminação de Soluções em Gestão, na Diretoria de Soluções em Gestão da Secretaria da Administração.

1) Como a estrutura do Estado da Bahia teve que se adaptar para o combate à Covid-19?

O Governo do Estado se reorganizou a partir do comando único e  estratégico de priorizar o tema. Foi elaborado um Plano Estadual de Combate à Covid-19. Em termos dos processo de trabalho, foi instituído o tele trabalho e publicado decreto regulamentando o trabalho remoto para um grupo específico de servidores (maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas….).

Em termos de gestão orçamentária financeira, foi editado novo decreto orientador da restrição de despesas. E foram estruturadas novas unidades de saúde para atender exclusivamente os casos da Covid-19.

2) Qual o dia-a-dia de seu trabalho especificamente voltado para o combate à pandemia?

Regimentalmente, a Coordenação de Disseminação de Soluções em Gestão da Saeb apoia os órgãos e entidades com consultorias em Gestão Estratégica impulsionando a incorporação de práticas de gestão estratégica organizacional por estas unidades, com objetivo final e mais precioso, de melhorar a eficiência e eficácia dos serviços prestados ao cidadão.

No nosso portfólio de atuação estão as tecnologias de gestão de Planejamento Estratégico, de Gerenciamento de Projetos e de Gerenciamento de Processos de Negócio, mais conhecida como BPM (Business Process Management). Quando a pandemia do Corona vírus começou a se fortalecer aqui no estado fomos demandados emergencialmente, em BPM,  pela Sesab/Lacen para mapeamento e otimização do processo de Entrada de amostras para analise do COVID 19, uma vez que as amostras para testagem oriundas de todo o estado, não só da rede publica, mas também da rede privada, estavam sendo direcionadas para o Lacen, gerando uma sobrecarga e estrangulamento nunca vistos.

Hoje o processo já se encontra validado, institucionalizado e em execução e, segundo o Lacen, a organização do fluxo com a implementação das ações de melhoria tem dado fluidez à liberação dos resultados.

Este trabalho além de servir para padronizar e qualificar as atividades dos servidores do Lacen está sendo importante subsídio para o desenvolvimento, pela Sesab, de uma solução informatizada que irá dar ainda mais eficiência ao processo, possibilitando que as suas informações sejam acompanhadas em tempo real pela Secretaria da Saúde.

3) Como você vê o fato de EPPGGs estarem contribuindo nesse momento especial para todos nós?

Em se tratando de uma carreira estratégica, seria mais do que esperado que fôssemos muito demandados nesse momento de crise. O grupo de EPPGG possui um conhecimento instalado muito grande e diverso, e, além disso, vasta experiência nas diversas áreas das políticas públicas, podendo atuar em várias frentes de apoio aos trabalhos de enfrentamento ao coronavírus, dando contribuições significativas, que é o que tem acontecido.

4) A maior participação de EPPGGs é um caminho para aumentar a eficiência do Estado?

Como já dito, a carreira esbanja conhecimento e experiência, fundamentais na gestão governamental e em todo o ciclo de atuação das políticas públicas. Estas capacidades podem e devem ser utilizadas e absorvidas para o fim maior do Estado, que é o de atender às necessidades dos seus cidadãos/usuários. No âmbito da disseminação de tecnologias de gestão, que é o nosso mote dentro da Saeb, posso dizer que nossa atuação tem trazido relevantes resultados para o Estado, como é o caso do Hospital Couto Maia. Antes da inauguração da nova unidade, denominada Instituto Couto Maia – ICOM, atuamos no mapeamento e redesenho de todos os processos de trabalho que seriam afetados com a mudança do Modelo de Gestão para uma Parceria Público Privada (PPP), evidenciando, especialmente, todas as interseções dos processos de trabalho finalísticos, que continuariam sendo realizados e geridos diretamente pelo estado, com os processos de trabalho de suporte, de responsabilidade da concessionária, tornando-os fluidos e conexos. Desta forma,  quando da inauguração da nova sede, no final de 2018,  todos os processos de trabalho e suas rotinas já estavam estruturados, os indicadores de desempenho já haviam sido definidos e as equipes já haviam sido capacitadas no novo modelo de atuação que passou a vigorar desde então. Esse trabalho foi de fundamental importância, não só para atender à nova realidade da unidade, mas também para tornar os processos de trabalho mais eficientes e dar subsídios à implantação da gestão por processos no ICOM.