Acontece no próximo dia 05 de novembro a solenidade de premiação dos vencedores do Prêmio IAF de Educação Fiscal 2021 – PIAF, que teve a presidente da AGGEB, Daniella Gomes, como representante do grupo Carreiras de Estado Organizadas – CEO – na comissão julgadora.
Os nove melhores projetos serão agraciados pelo Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) com um Certificado de Reconhecimento e uma premiação financeira total de R$ 30.000,00. São três prêmios para a categoria escola, dois prêmios para a categoria instituições, dois prêmio para a categoria imprensa e outros dois prêmios para a categoria tecnologia.
“Foi muito importante para a AGGEB poder fazer parte de mais essa ação, que reconhece as boas práticas na temática da educação fiscal e ainda estreita o intercâmbio entre as entidades representativas dos servidores públicos no âmbito do CEO. Tenho de parabenizar o IAF pela iniciativa, que buscou envolver diversos setores da sociedade em assuntos relativos à atuação da máquina pública, e mais ainda os vencedores da premiação”, disse Daniella.
O Prêmio é uma realização do IAF, em parceria com diversos órgãos, tendo como objetivos principais valorizar, promover e premiar ações e projetos em desenvolvimento que envolvam matérias específicas de educação fiscal, oportunizando a discussão sobre a importância social dos tributos; incentivar o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos, por meio de mecanismos de controle social, como forma do efetivo exercício da cidadania.
O PIAF também tem o propósito de desenvolver atividades em parceria com entidades públicas e privadas, no sentido de aperfeiçoar conhecimentos teórico-práticos referentes à educação fiscal e ainda incentivar mecanismos de aprendizagem, objetivando permitir ao cidadão o acompanhamento da correta aplicação dos recursos materiais colocados à disposição da Administração Pública para atendimento das demandas sociais.
Também são objetivos do Prêmio propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado, por meio de atividades de educação fiscal, e estimular e valorizar a produção de trabalhos jornalísticos, veiculados pela imprensa brasileira, relacionados à temática (a função social dos tributos e a importância da participação de todos sobre a qualidade dos gastos públicos).