Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

Presidente da AGGEB é destaque na renovação de convênio da PGE

01/09/2021 Notícias

A renovação nessa terça-feira (31) do convênio entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) para a continuidade do Projeto Começar de Novo (PCN) foi comemorada por Daniella Gomes, presidente da AGGEB e coordenadora do programa desde sua implantação (2017), como uma vitória dos que acreditam na superação e no aprendizado para a construção de um novo ciclo de vida.

“Considero a consolidação desse projeto como um legado que deixo de minha passagem como EPPGG na PGE e fico muito feliz com a visibilidade que o PCN vem obtendo para que um número maior de pessoas possa, a partir da internet e das redes sociais, conhecer melhor essa experiência positiva que temos vivenciado ao longo dos últimos quatro anos”, afirmou Daniella.

Para a gestora do convênio, uma das principais marcas do PCN é a construção de uma rede de apoio envolvendo familiares e o próprio serviço público, o que favorece a ressocialização dos envolvidos através do trabalho. “O poder público e a sociedade precisam empreender ações para mitigar e até reverter o alto índice de reincidência criminal que tem marcado o sistema carcerário no nosso país”, afirmou.

Outro ponto destacado pela presidente da AGGEB é a adesão de outros órgãos do Estado ao projeto. Para ela, o trabalho desenvolvido pelos EPPGGs tem contribuído para essa expansão.

“A característica da nossa carreira de poder trabalhar em rede, de forma transversal e estratégica, permitiu a expansão do PCN, que hoje ultrapassa as fronteiras da PGE e está implantado também na Saeb, Seinfra, Seap e Sedur. A meta é que o PCN esteja em todos os órgãos do Estado, com a ajuda de cada um de nós, EPPGGs, porque mão de obra para o preenchimento das vagas não falta. É preciso ampliar a oferta de vagas de trabalho”, disse Daniella.

Para a presidente da AGGEB, o Projeto Começar de Novo, que confere incentivos para a desoneração da folha de pagamento de quem contrata, também conseguiu atingir um objetivo muito importante que foi dar um outro tipo de visibilidade aos órgãos estaduais envolvidos, pois as ações de responsabilidade social têm despertado cada vez mais o interesse da mídia. “Foram dezenas de reportagens em diversos órgãos de imprensa ao longo do período, trazendo para o Estado uma nova pauta positiva e de largo alcance social”, disse.

Daniella Gomes destacou ainda que a AGGEB também assinou em 2019 um convênio específico com TJBA e Seap para a implementação do projeto na sede da entidade. “Estamos há dois anos com uma reeducanda trabalhando em nossa parte administrativa e podemos dar nosso testemunho da eficiência e comprometimento dessas pessoas”, concluiu.