Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

Perfis dos novos integrantes da Diretoria da AGGEB

01/02/2023 Matéria especial

Toma posse no dia 1º de fevereiro a nova diretoria da AGGEB, que trará três novos nomes – Joseane Barbosa, como diretora Administrativo-Financeira; Celio Alcântara, ex-presidente da entidade, e agora no cargo de diretor de Estudos e Pesquisas; e Jorge Torres, também ex-presidente da AGGEB e que passa a ser o vice-presidente.

Se manterão na diretoria Thiago Xavier, que deixa a vice-presidência e assume a presidência da entidade, e Valéria Peruna, que vai manter o posto de diretora de Estudos e Pesquisas.


Seguem os perfis dos novos integrantes da diretoria:


Joseane Barbosa Ambrozi

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador; Especialização em Administração Pública pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia.
Servidora pública estadual há 32 anos.

Ingressou no serviço público em 1991, exercendo cargos comissionados na Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia e na SUCAB.
Em 2004 foi aprovada no concurso de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, sendo nomeada e tendo tomado posse em 2006.

Convidada em 2007 para fazer parte da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – SEDUR, onde implantou a Coordenação de Licitações e Contratos, lá permaneceu até 2017, quando passou a exercer suas atividades na Secretaria da Administração do Estado da Bahia – SAEB;

Em abril de 2019 assumiu a Diretoria de Contratos e Gestão na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB. Atualmente, trabalha na Superintendência de Recursos Humanos da SAEB. E, partir de agora, será a diretora administrativo-financeira da AGGEB.


Célio Augusto Silveira de Alcântara

Ingressou como EPPGG no concurso de 2002.

Trabalhou na PGE, entre 2002 e 2004, no suporte ao Gabinete da Procuradoria Geral Adjunta; na AGERBA, entre 2004 e 2005, como coordenador da área de tecnologia da informação; na SSP, entre 2005 a 2010, como Diretor de Desenvolvimento Organizacional da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional; PGE, entre 2010 a 2015, como Coordenador de Gestão Estratégica com o objetivo de implantar o Plano Estratégico da PGE; e na SAEB, de 2017 até hoje, como Coordenador de Provimento e Movimentação de Pessoal, da Diretoria de Recursos Humanos.

Formado em Ciências Econômicas e Processamento de Dados, tem pós- graduação em Análise de Sistemas e Gestão de Negócios.


Jorge Antônio Barreto Torres Júnior

Ingressou como EPPGG também na turma 2002.

Trabalhou na SESAB entre 2002 e 2004 na Coordenação de Processo Administrativo Disciplinar, entre 2004 e 2005 na Diretoria Administrativa da SAEB, entre 2005 e 2006 na Coordenação de Controle de atos da Governadoria, em 2006 na implantação da Coordenação de Controle Interno da SESAB, entre 2007 e junho de 2009 como Chefe de Gabinete e Assessor Chefe da SUDESB, entre 2009 e 2010 no Gabinete do Governador, entre 2010 e 2011 na Coordenação de Proteção de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, entre 2012 e 2013 na Coordenação Executiva do Pacto pela Vida, entre julho de 2013 e 2014 na Diretoria de Planejamento do IRDEB, em 2015 na Coordenação do escritório de apoio da Profis da Procuradoria Geral do Estado, entre 2016 e 2017 como coordenador da Comissão de Controle Interno da FUNCEB, em 2018 como Gestor da Qualidade do Atendimento do Centro de Referência ao Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa e Racismo – Nelson Mandela – vinculado à SEPROMI, entre 2019 a maio 2021 no Sistema de Gestão da Qualidade da SUPREV/SAEB, e de junho de 2021 até hoje como Coordenador de Concessão de Benefícios de Militares, da Diretoria de Gestão do Sistema de Proteção Social de Militares.

Formado em Direito pela UNIFACS em 2000, fez pós-graduação em Especialização em Segurança Pública – CESP2022.



Ordem dos integrantes na imagem: Célio Alcântara Joseane Barbosa e Jorge Torres.