Vários atos assinados pelo governador Jerônimo Rodrigues e por secretários de Estado mostram que os EPPGGs continuam a merecer posições de destaque na administração estadual. Além do secretário de Planejamento, Cláudio Peixoto, os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) ganharam espaço em vários cargos de Direção e Assessoramento Superior no segundo e terceiro escalações do governo, além de assumirem órgãos importantes da administração direta e indireta.
Esse são os casos de Rodrigo Pimentel, mantido à frente do Detran, onde tem feito uma gestão muito elogiada, e de José Acácio, que foi renomeado como diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
A Secretaria do Planejamento se destacou no aproveitamento dos EPPGGs em cargos de relevância. Além do secretário e do diretor-geral da SEI, já citados, houve ainda a nomeação de Dilma Santana de Jesus para o cargo de Chefe de Gabinete, Milton de Souza Coelho Filho para Superintendente de Gestão Estratégica e Thiago dos Santos Xavier, que estava na então Diretoria de Planejamento Territorial, agora transformada na Coordenação Executiva de Planejamento Territorial e Articulação para os Consórcios Públicos, unidade diretamente vinculada ao Gabinete do Secretário.
“A Seplan é uma das principais secretarias do executivo do Estado, respondendo por temas relevantes para a gestão estratégica como o orçamento, planejamento estratégico, Plano Plurianual, monitoramento e avaliação dos programas de governo, cooperação técnica e financeira e a governança territorial. Além de, por meio da SEI, prover a sociedade baiana de informações, dados e indicadores sociais, econômicos e ambientais. Ter EPPGGs à frente dos principais cargos desta Secretaria é um grande avanço para a gestão pública da Bahia”, disse Thiago Xavier, que é vice-presidente da AGGEB.
Outros EPPGGs foram designados para cargos importantes do Estado e ainda há a expectativa de novas nomeações. Em breve traremos mais notícias a respeito disso em nosso site e redes sociais.