A nomeação de Marcia Telles, no início de fevereiro, para voltar a comandar o Instituto do Meio Ambiente da Bahia (INEMA), marca a grande participação de EPPGGs na administração pública estadual. Foram nomeados um total de 86 integrantes da carreira de gestor governamental para cargos de diretor, superintendente, coordenador e assessor em cargos de Direção e Assessoramento Superior, que vão de secretário de Estado – caso de Cláudio Peixoto da Seplan – até DAS 3.
A diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Cristina Telles de Araújo Lima, é bacharel em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), possui MBA em gestão pública, pela Unijorge, e tem especialização em Análise e Melhoria de Processos, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
A gestora também foi, em dezembro de 2021, nomeada como titular da Secretária do Meio Ambiente (Sema), ficando no comando da pasta até janeiro de 2023, quando em fevereiro do mesmo ano voltou para o Inema.
Márcia Telles ainda coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Bahia, integra o Comitê de Enfrentamento de Combate à Seca e representa a área de fiscalização, junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram).
“A administração estadual continua a reconhecer a importância dos EPPGGs para a excelência administrativa da maquina estatal e para a continuidade das políticas públicas, pois formamos uma carreira que é especialista no que o Estado tem de mais importante: a gestão de qualidade em benefício do cidadão”, afirmou o presidente da AGGEB, Thiago Xavier, que foi nomeado para o cargo de coordenador de Planejamento Territorial e Articulação para os Consórcios Públicos, da Secretaria do Planejamento.
Além do secretário de Planejamento, Cláudio Peixoto, os gestores governamentais ganharam espaço em vários cargos de Direção e Assessoramento Superior no segundo e terceiro escalações, além de assumirem órgãos importantes da administração direta e indireta, como são os casos de Rodrigo Pimentel, mantido à frente do Detran, onde tem feito uma gestão muito elogiada, e de José Acácio, que foi renomeado como chefe da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Para os cargos de DAS 2A e DAS 2 B, que fazem parte do núcleo decisório de secretarias e órgãos, foram nomeados 31 EPPGGs. A presença de gestores governamentais em cargos de direção e assessoramento superior aparece nas Secretarias de Administração (SAEB), Planejamento (SEPLAN), Relações Institucionais (SERIN), Infraestrutura (SEINFRA), Segurança Pública (SSP), Fazenda (SEFAZ), Meio Ambiente (SEMA), Ciência e Tecnologia (SECTI), Administração Penitenciária (SEAP) e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), além na Procuradoria Geral do Estado (PGE), Fundação Cultural (FUNCEB), Gabinete do Governador, Detran, SEI e INEMA.
Confira aqui a lista de todos os EPPGGs nomeados para cargos de Direção e Assessoramento Superior.