Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

Evento homenageia Dia do Gestor Público

30/11/2022 Notícias

Para homenagear o Dia do Gestor Público, a Universidade Corporativa do Servidor Público (UCS), com o apoio da AGGEB, realiza o seminário Políticas Públicas e o Desafio da Complexidade. O evento acontece no dia 1º de dezembro, a partir das 13h30, no Auditório da Seinfra, no CAB.

A mesa de abertura terá como convidados o Secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes, e os EPPGGs Adriano Tambone, Superintende de Recursos Humanos da SAEB, e Thiago Xavier, Vice-presidente da AGGEB.

Em seguida, acontece a palestra Política Pública, Democracia Participativa e Gestão de Serviços, que será proferida pela servidora federal Célia Watanabe, que é Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Especialista em Gestão de Gênero, Raça e Etnia e em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais.

Depois o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Federal do Governo Federal, Amarildo Baesso, que é professor titular da ENAP e do Instituto de Educação Superior de Brasília, além de Mestre em Sociologia Política vai falar do tema O Desafio da Complexidade na Gestão das Políticas Públicas.

Para concluir o evento, acontece um debate mediado pela EPPGG Valéria Peruna, que, além de Diretora de Estudos e Pesquisas da AGGEB, é médica epidemiologista e Especialista em Gestão Pública.

O Dia do Gestor Público foi criado por lei em 2019, graças à iniciativa da Deputada Estadual Ivana Bastos, ao atender a uma proposição da AGGEB, e teve aprovação unânime no âmbito da Assembleia Legislativa da Bahia.

A comemoração pela passagem do Dia do Gestor Público nesse ano tem como objetivo principal propor uma reflexão sobre a diferença existente entre a gestão de serviços públicos e a gestão das políticas públicas, com base no critério da complexidade.