Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

EPPGGs são destaque no PREPARE-SE

15/12/2022 Notícias

Com grande presença de servidores públicos, aconteceu nesta quinta-feira (15) o PREPARE-SE, evento criado em 2008 e que traz todas as informações necessária para que os funcionários públicos baianos possam planejar da melhor forma possível a sua aposentadoria. E entre os palestrantes, destaque para três EPPGGs – Eduardo Matta, Joana Pinheiro e Henrique Jucundino.

O evento foi aberto pelo Superintendente de Previdência da SAEB, Eduardo Matta, que fez a saudação inicial às mais de 120 pessoas presentes, abrindo a palavra para o Secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes, que fez o lançamento oficial da Cartilha de Benefícios para Civis e Militares.

Em seguida, o Diretor de Gestão do SPSM, Henrique Jucundino, tratou especificamente da questão dos reservistas e da aposentadoria dos Policiais Militares do Estado da Bahia. “Depois da reforma de 2019 os militares deixaram de fazer parte do grupo de previdência e passaram a integrar um sistema novo – o Sistema de Proteção Social Militar”, explicou Henrique.

O EPPGG trouxe para o evento todas as modificações legais que foram implementadas. “O novo regramento traz algumas novas possibilidades para os servidores militares, como é o caso da reserva, que não havia até então. Esse é um dos novos benefícios que o novo modelo trouxe para a categoria”, disse Jucundino.

Já a Diretora de Gestão de Benefícios Previdenciários, Joana Pinheiro, falou sobre os impactos nos benefícios previdenciários após a mais recente Reforma da Previdência realizada pelo governo federal em 2019, que gerou modificações na legislação estadual publicada em fevereiro de 2020. Ela explicou as regras de transição, as mudanças adotadas e falou sobre o direito adquirido.

“Minha missão foi transformar esse conteúdo técnico em informações simples e diretas para que os servidores que preparam suas aposentadorias possam planejar o futuro da melhor maneira. Há várias opções e formatos possíveis para que o servidor possa decidir o momento mais apropriado de se aposentar de forma a ter o melhor benefício possível”, disse Joana.

A diretora destacou que o Balcão Previdenciário, disponível no evento, pôde apoiar pessoalmente cada funcionário público presente fazendo cálculos, traçando cenários e analisando cada caso para o servidor deixar sua vida funcional saneada, pensando tanto na aposentadoria como nos seus dependentes, que podem se tornar futuros pensionistas.

“De posse dessas informações, o servidor terá maior fluidez em seu processo de aposentadoria, tendo conhecimento de todos os documentos e averbações necessárias para a concessão de seu benefício, olhando também para o futuro de seus familiares”, concluiu Joana Pinheiro.