Colocar em pauta o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. E mostrar a toda a sociedade a importância da segurança e o respeito no trânsito. Estes são alguns dos princípios do Maio Amarelo e dois EPPGGs ocupam posição de destaque nesse período. O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN – Rodrigo Pimentel, e a presidente do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN -, Mag Gramacho.
“O Maio Amarelo é um movimento internacional que esse ano completa 10 anos. Foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos governamentais, empresas e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações de conscientização e propagação do conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, afirmou Gramacho.
O CETRAN, explica a presidente, é o órgão Normativo, Consultivo e Gestor do Sistema Nacional no âmbito do Estado. Engloba também o SNT no Estado, o DETRAN (órgão executivo Estadual), a SEINFRA/SIT (órgão executivo rodoviário, que faz a gestão das rodovias BA), a PM (órgão de fiscalização em convênio com o DETRAN e a SEINFRA) e as JARIs – Juntas administrativas de Recurso de Infração de Trânsito. O CETRAN também é o Gestor dos órgãos Executivos Municipais. A Bahia tem 74 órgãos tais como Transalvador, SITRANS de Conquista, SMT de Feira de Santana, etc..
“Meu papel, como de todos os órgãos do SNT é usar todos os recursos possíveis para Educar a sociedade como se comportar no trânsito. Por Isso promovo a adesão de todos os órgãos ao movimento Maio Amarelo, bem como o lançamento Estadual da campanha, que esse ano ocorreu no dia 19 de abril, em Itaberaba”, conclui Mag Gramacho.
Conscientização
Dado comprovado mundialmente: mais de 90% dos acidentes são causados por falha no comportamento. “As pessoas escolhem beber e dirigir. Usar o celular enquanto dirigem. Dirigir em alta velocidade. Atravessar fora da faixa de pedestre, etc. Escolhas erradas. Por isso sensibilizar e educar é tão importante. Menos de 10 % dos acidentes são causados por problemas da via, do veículo, do ambiente”, explica a presidente do Cetran.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
“A educação é o melhor caminho para conseguirmos reverter o cenário atual. A conscientização pública sobre o tema possibilita a construção de um trânsito mais seguro para todos. Nossas escolhas fazem a diferença no trânsito. Cada vez mais, precisamos focar no cumprimento às regras e escolher a vida”, afirmou Rodrigo Pimentel, diretor-geral do DETRAN.