Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

EPPGGs da Bahia apresentam seus artigos no CONSAD

21/08/2023 Notícias

As publicações capitaneadas pelos EPPGGs da Bahia Joana Pinheiro, Viviane Chetto e Nilson Galvão foram escolhidas entre os sete trabalhos que serão apresentados oficialmente no XII CONSAD de Gestão Pública, evento voltado para a excelência em Administração Pública, que acontece entre 22 e 24 de agosto em Brasília.

“Esta é mais uma prova do trabalho de excelência que os gestores baianos vêm desenvolvendo no âmbito do serviço público. Essa escolha do Consad nos alegra muito pois representa mais uma conquista importante para toda a categoria”, afirmou a diretora de Estudos e Pesquisas da AGGEB, Valéria Peruna.

O artigo “Simulador de Aposentadoria”, escrito pela EPPGG Joana Pinheiro, ao lado de Rutineia Lopes e Carolina Negredo, trata de um mecanismo já utilizado com muito sucesso na administração pública da Bahia, dentro da perspectiva temática da Transformação Digital.

“O Simulador de Aposentadoria é uma ferramenta que foi criada com o objetivo de disponibilizar aos servidores efetivos ativos e militares, hoje aproximadamente 88.000 pessoas, vinculados ao Poder Executivo Estadual baiano, todas as modalidades elegíveis, com a demonstração da data do direito, por cada regra possível para a inatividade, trazendo, em forma de relatório eletrônico, desde a possibilidade mais recente, até aquela mais remota, a partir da captura de informações na base do RHBahia, de forma automatizada e instantânea, por meio de um Portal de Serviços individualizado por servidor, disponível via web”, explica Joana .

O trabalho da EPPGG Viviane Chetto, ao lado do procurador do Estado Leôncio Ogando Dacal, está incluído na perspectiva temática Ciência de Dados, com o artigo denominado “Plataforma NAFE 2.0”, que trata de uma ferramenta desenvolvida  em um projeto institucional dentro da Procuradoria Geral do Estado da Bahia. Também contribuíram para o artigo o procurador Thiago Alban e a analista de requisitos Ana Luiza Lopes.

“O artigo tem por objetivo demonstrar o impacto da proposição de um projeto de desenvolvimento e implantação de uma ferramenta escalável no âmbito da Procuradoria Fiscal da Procuradoria Geral do Estado da Bahia com a finalidade de gerenciar de forma eficaz os processos administrativos e judiciais de um grupo de contribuintes pertencentes a uma denominada carteira prioritária, de forma a estabelecer estratégias para a cobrança de créditos em favor do Estado da Bahia”, disse Viviane.

Já o artigo “Qualidade do Gasto Público – Uma experiência de sucesso no Estado da Bahia”, aprovado no XII Congresso Consad na categoria Compras Públicas, é assinado pelo EPPGG Nilson Galvão, coordenador de Comunicação da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), em coautoria com as servidoras Cinthia Costa e Silva, Manuela Senna Martinez e Simone Oliveira Bispo. As coautoras atuam na Coordenação da Qualidade do Gasto Público – CQGP, unidade da estrutura da Sefaz-Ba.

O trabalho descreve o processo que levou o governo baiano a obter a economia real de R$ 9,4 bilhões em despesas de custeio entre os anos de 2015 e 2022. Este resultado tornou-se possível a partir da implantação da CQGP no âmbito da Sefaz-Ba. De acordo com o artigo, para além dos números expressivos já alcançados, a Coordenação busca influenciar na cultura do serviço público, estabelecendo diretrizes e princípios de racionalização no planejamento e na execução de políticas públicas. O XII CONSAD vai reunir em Brasília especialistas de todo o país em administração pública para discutir inovação e melhoria no atendimento ao cidadão. “O Congresso é uma oportunidade para que a gestão pública brasileira consiga se oxigenar e tratar de novas políticas públicas mais efetivas, inovadoras, transparentes e aderentes às perspectivas dos cidadãos”, afirmou o presidente do CONSAD, Fabrício Barbosa.