Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

EPPGG tem posição de destaque no Prodetur

23/07/2021 Notícias

Muita gente quando vê o avanço de uma obra ou de uma ação de governo não consegue imaginar que por trás daquilo está o trabalho de vários funcionários públicos. E, dentre eles, a atuação dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) tem um destaque especial, pois são justamente servidores de carreira que detêm a expertise administrativa e a memória do que vem sendo feito pelo Estado ao longo dos anos.

Peguemos o caso do Prodetur – Programa de Desenvolvimento do Turismo, que vem sendo conduzido pelo Estado da Bahia desde a década de 90, realizando centenas de ações de melhoria da infraestrutura, capacitação e treinamento de pessoal, além de de promoção turística e que agora tem mais uma versão em andamento. E liderando o momento atual do Produtur, como Diretor de Projetos e Fiscalização da Secretaria de Turismo (Setur), está o EPPGG Levi Queiroz.

Para realizar programas estratégicos como o Prodetur é necessário ter pessoas com vínculo mais permanente com a estrutura do Estado para evitar que uma mudança política não afete a continuidade dos projetos. Esse é o caso do Prodetur, que na versão atual conta com um investimento de US$ 80 milhões vindos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, afirmou Queiroz.

O gestor explica que o Prodetur é um programa transversal, que traz desde ações de treinamento e capacitação até a realização de obras de infraestrutura náutica – principal foco do atual contrato que deve ser finalizado até meados do próximo ano.

“O Prodetur é um dos programas mais perenes em termos de financiamento para o Estado e a presença de integrantes da carreira de EPPGG na equipe é fundamental, porque detemos toda a memória e a continuidade das ações já desenvolvidas. Por isso, esse é um dos setores que mais têm avançado ao longo dos anos na Bahia”, disse Levi.

Atualmente, o Prodetur desenvolve obras em quatro terminais náuticos, quatro bases náuticas e seis atracadouros, visando dar uma estrutura compelta para o turismo náutico de maneira que possa ser melhor aproveitado o grande potencial da Baía de Todos os Santos. Esses equipamenos estão situados nas localidades de Itaparica, Botelho, Bom Jesus dos Pobres, Mutá, Salinas, Maragojipe, Cacha Prego, Jaguaribe, Cacheoria e Salvador.

“Estamos contruindo em pontos diferentes da Baía desde atracadouros até estruturas mais completas com postos de combustível, oficina de reparos e apoio completo para viajantes e para regatas de vários portes. Assim, vamos estimular o turismo náutico e atrair também viajantes de maior poder aquisitivo. Porque quanto mais qualificado o receptive, melhor o nível econômico dos usuários”, afirmou o EPPGG.

Além das ações diretas na área de infraestrutura, o Prodetur realiza ainda obras no Solar do Unhão e no Museu do Recôncavo Wanderley Pinho. “Desta maneira, estamos revitalizando e colocando na rota dos viajantes dois importantes espaços da cultura e da memória da Bahia”, explica Queiroz, destacando que parte dos recursos do Prodetur foi utilizada para pesquisas e demandas econômicas e sociais nas localidades beneficiadas.

Perfil

Levi Queiroz é EPPGG da turma de 2002. Passou por várias secretarias e está na Setur desde 2014. Ele destaca que, além de ser EPPGG, sua formacão como engenheiro também vem facilitando o desenvolvimento do seu trabalho junto ao Prodetur. É professor universitário na área de energia elétrica e músico nas horas vagas.