Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

CONSCIENCIOLOGIA NA GESTÃO PÚBLICA

17/04/2013 Artigo

Neste artigo são apresentados conceitos básicos para entendimento do paradigma da ciência Conscienciologia de modo a promover discussão sobre mudanças pessoais e a reflexão na estrutura e razão de ser do Estado atual, enquanto modelo social fundamentado no domínio do uso da força física para outro modelo evoluído voltado para o aperfeiçoamento da civilização humana.

 Por Anibal Picanço Bentes*

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Inicio este artigo apresentando as Ciências Conscienciologia e Projeciologia e os conceitos dos seguintes neologismos: pensene, proéxis, cosmoética, e parapsiquismo para melhor entendimento dos argumentos ao longo do texto. 

Conscienciologia – A Conscienciologia é neociência proposta em 1994 com a publicação do Tratado 700 Experimentos da Conscienciologia pelo médico e pesquisador Waldo Vieira com objetivo de estudar a consciência (id, alma, ego, espírito) em uma abordagem integral, holossomática (holo = conjunto, soma = corpo, ou seja, estuda outros corpos além do corpo físico), multidimensional (estudo de outras dimensões além da dimensão física ou intrafísica) bioenergética (estudo das energias e de técnicas energéticas) e projetiva (a realidade da projeção fora do corpo). 

Projeciologia – A Projeciologia é neociência proposta em 1986 com a publicação do Tratado Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano pelo médico e pesquisador Waldo Vieira, e tem como principal objeto de estudo o fenômeno da Projeção Consciente (viagem astral, desdobramento, experiência fora do corpo) e as relações multidimensionais do ser humano. A Projeciologia estuda também as interações energéticas entre as pessoas através das energias conscienciais (geradas pelos pensamentos e sentimentos) e interações entre as pessoas com as energias imanentes (energias da natureza) e dos ambientes. 

Pensene – Pensene é a união do pensamento + sentimento + energia da consciência, é neologismo da Conscienciologia para exprimir a unidade básica de manifestação da consciência. A todo instante a consciência emite um padrão de energias pessoais qualificado pelo teor de seus pensamentos e sentimentos. A consciência penseniza o tempo todo, ou seja, elabora pensamentos, sentimentos e emite ao seu redor (campo energético) composto de energias sadias ou patológicas.

Proéxis – A Programação Existencial pessoal é a programação existencial específica de cada consciência intrafísica (conscin) em sua nova vida nesta dimensão humana, autoplanejada antes de renascer, ainda na condição de consciência extrafísica (consciex). Eis, por exemplo, 5 sinônimos da proéxis: meta existencial; missão terrestre; orientação da existência; projeto de vida; projeto existencial. 

Cosmoética – A cosmoética ou moral cósmica é princípio mais amplo do que a moral humana, pois leva em consideração as múltiplas vidas, ou seja, as nossas múltiplas relações interpessoais nem sempre positivas de vidas passadas; os diferentes veículos de manifestação e a interpretação da qualidade dos nossos pensamentos, sentimentos e energia e suas repercussões.

Parapsiquismo – O parapsiquismo é condição capaz de propiciar a vivência de parapercepções, ou seja, percepções além dos sentidos físicos, à disposição de todo ser humano (ou consciência) para interagir multidimensionalmente, servindo para ampliar a comunicação entre vivos (consciências intrafísicas) e a comunicação com os mortos (consciências extrafísicas – temporariamente desprovidas do corpo físico, descartado pelo processo natural da falência biológica do corpo humano). São exemplos de fenômenos parapsíquicos os 9 a seguir: mediunidade; psicografia; projeção consciente (viagem astral); clarividência (visão extrafísica); clariaudiência (audição extrafísica); telepatia (transmissão de pensamentos cérebro à cérebro); telecinesia (mover objetos); psicometria (leitura energética de pessoas e ambientes); e clarividência viajora (ver cenas reais em locais distantes ou obstaculizados fisicamente para percepção visual pelo olho humano).

Na antiguidade, o parapsiquismo era usado como instrumento de liderança em tribos indígenas, na gestão de impérios e das nações sendo relatado ao longo da história da humanidade esse tipo de uso como se fosse um dom, quando na realidade toda a consciência é parapsíquica, a diferença está no percentual do desenvolvimento deste atributo.

Após essa breve definição de conceitos e neologismos da ciência Conscienciologia, serão analisados fatos relacionados à aplicação do Paradigma Consciencial na gestão pública.

1)       GESTÃO PÚBLICA.

Segundo a Professora Cristina Arakaki, a autonomia é um dos 100 direitos conscienciais[1], de imediato surge a pergunta: como o Estado, organização social intrafísica, poderá ser garantidor de direitos multidimensionais? Como poderá o Estado brasileiro atingir os objetivos fundamentais constantes do art. 3° da CF – 1988, que são: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, sem se atentar para variáveis conscienciais multidimensionais, que tanto impactam os processos sociais. Importante ressaltar, o patamar evolutivo é diferente para cada consciência em evolução, assim os diferentes níveis de desenvolvimento de maturidade consciencial da humanidade são diferentes, a gestão social de maneira harmônica, parapsíquica e assistencial é tarefa complexa.

Modelos de organização valorativos da consciencialidade, da Cosmoética, da grupalidade sadia, priorizando a interassistencialidade, serão a base de formação do Estado Mundial.” (Cristina Arakaki. Revista Conscientia, pág. 359)

Voltando no tempo, encontraremos na China há 5.000 anos propostas de condutas sociais embasadas na comunicação multidimensional (Filosofia do Meio e a Metafísica Confucionista[2]), que culminaram no Neoconfucionismo, através dos estudos do filósofo Zhu Xi (1130 – 1200). As interpretações do Confucionismo resgataram a metafísica e até 1905 eram livros manuais obrigatórios para os funcionários públicos de carreira, intelectuais submetidos a exames imperiais de admissão ao serviço público pautados nestes conhecimentos. Desde a dinastia Song (960 a 1279) estes servidores eram fonte de informação administrativa para aconselhamento à tomada de decisão dos imperadores. Outro exemplo da importância dada pelos imperadores chineses à interação multidimensional é o Palácio da Abóbada Imperial (Altar do Céu), local de prece para boa colheita, onde os imperadores realizavam rituais de evocação a seus ancestrais, na busca de orientações à gestão do império.

Encontramos também relatos de comunicação multidimensional voltadas para gestão da coisa pública em outros povos: os egípcios, maias, astecas e incas com sacerdotes, os gregos com as pitonisas, índios brasileiros com os pajés, e mais recentemente, século XX, gestores públicos brasileiros. Juscelino Kubitschek valeu-se de orientações de José Arigó e Chico Xavier para construção de Brasília e o Senador Antônio Carlos Magalhães consultava-se com Mãe Menininha, líder espiritual do Terreiro do Gantois, Salvador – BA.

O faraó era considerado uma divindade investida do serviço de governar o Egito. Ele era o responsável por manter o equilíbrio entre o Universo e o Egito, a parte que foi criada pelos deuses. Assim, era tarefa do soberano garantir ordem ao país que governava, através dos atos de culto e da apresentação das oferendas no templo. Por ser ele quem faz a relação entre o mundo dos deuses e o mundo dos homens era o único sacerdote de que o país dispunha, porém, como não podia estar diariamente em todos os templos nomeava sacerdotes para que realizassem a tarefa em seu nome. Assim, o ofício do sacerdócio era realizado em nome do governo egípcio” (Centro Cultural AMORC)

Um analista de políticas públicas, por exemplo, ao desenvolver o parapsiquismo cosmoético, com visão de conjunto multidimensional, quando analisar relações e interesses dos atores intra e extrafísicos envolvidos com determinada demanda, será muito mais assertivo na concepção de políticas públicas de questões “aparentemente” relacionadas somente à intrafisicalidade.

A já tão complexa tarefa de administrar a coisa pública pelo paradigma fisicalista prescinde de ampliação de foco e novo paradigma, capaz de descrever a realidade multidimensional e compreender as interações entre as comunidades intra e extrafísicas. Compreender a teoria dos pensenes e o conceito de proéxis, por exemplo, permitirá aos agentes públicos reverem o modelo de Estado com foco na garantia de condições mesológicas e políticas pró-evolutivas e na reeducação consciencial de comportamentos e substituição de valores, colaborando assim para a transformação deste planeta hospital em planeta escola.

Sendo o Estado uma abstração política, o que deve mudar primeiramente são as formas de pensar das pessoas envolvidas com a coisa pública, os servidores políticos, os de carreira e os administrados (cidadãos). A forma de pensar de cada consciência é modeladora da estrutura política e da dinâmica econômica e social predominante. O resultado da Pesquisa sobre Valores Éticos promovida, em 2008, pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República, demonstrou o alto grau de egocentrismo de nossa sociedade. Foram entrevistadas aproximadamente 3.000 pessoas entre agentes públicos e pessoas de diversas classes sociais. O interesse individual prevalece sobre o interesse público nas ações pessoais para 52,1% dos administrados e 33,4% dos agentes públicos entrevistados. Outro aspecto da sociedade brasileira a ser trabalhado é o patrimonialismo (onde não se faz a distinção adequada do que é público e privado) ainda impregnado na cultura política nacional.

“Conforme observa Gilberto Freyre, sempre transformamos o Estado, imaginando que os servidores e os políticos responsáveis por essas transformações não são parte da sociedade que essas supostas reformas têm como alvo modificar” (Pesquisa sobre Valores Éticos, pág. 143 – 2008)

É comum se ouvir propostas de modificação do Estado, com foco apenas na estrutura administrativa, não se atentando para a mudança comportamental, de foro pessoal, íntimo, da conduta e posturas, pautadas na ética, dos funcionários públicos e dos cidadãos beneficiários dos serviços públicos oferecidos pelo Estado. Há um erro de escopo quando se entende mudar a forma de atuação do Estado ser uma ação restrita a máquina pública, como se a sociedade, os cidadãos, não integrassem este sistema. Estas mudanças serão possíveis a partir da vontade pessoal em tornar-se alguém melhor, se queremos mudar o Estado devemos iniciar a mudança em nós mesmos. Este é um movimento pessoal intransferível e indelegável. Você já pensa na importância de ser peça chave na forma de atuação do Estado? Você já iniciou mudanças pessoais neste sentido?

3. NOVO MODELO DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL.

Em 2010 no Município de Foz do Iguaçu – PR foi aprovada, pela Assembleia Legislativa Municipal, a criação do bairro da Cognópolis, composto de condomínios residenciais, Campus de pesquisa e Laboratórios pertencentes a 18 instituições de pesquisa da Conscienciologia (2011). Este bairro é a semente para o arranjo político, urbano e social que denominarei de “Estado do Bem Estar Consciencial” e de interações econômicas interassistenciais, modelo de gestão pública adotado pela Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), cuja instância máxima de gestão é o Conselho dos 500 da Cognópolis de Foz do Iguaçu, que em agosto de 2010 aprovou o primeiro plano diretor para o bairro. O “Estado do Bem Estar Consciencial” é assistencial, segundo o paradigma consciencial (multidimensional, e multiexistencial), por tanto diferente, mas complementar ao “Estado do Bem Estar Social”. Merece destaque também o fato econômico de existirem 50 empresas constituídas segundo o paradigma consciencial levando a criação de uma Câmara Setorial das Empresas Conscienciológicas na Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu.

O filme, “Nosso Lar”, Brasil, 2010, mostra diferentes comunidades extrafísicas (comunexes), uma patológica e outra superior denominada Nosso Lar, que deu nome ao filme, vinculada às ideias kardecistas.  Existem outras comunidades extrafísicas, como a Interlúdio, com a qual a CCCI está vinculada pelas ideias da Conscienciologia, sendo representada no intrafísico pela Cognópolis em Foz do Iguaçu. Exemplo prático da interação social entre comunidades de diversas dimensões.

“EU SIRVO A TODOS E TODOS ME SERVEM.

MOMENTO QUE TODA A HUMANIDADE ATINGIU O GRAU EVOLUTIVO DE SÁBIO.”

UTOPIA DE CONFÚCIO – (DA TONG) 

CONCLUSÃO 

No documentário “O Mundo Global Visto do Lado de Cá” do cineasta Silvio Tendler[3],o geógrafo Milton Santos faz um convite a se voltar a pensar no processo civilizatório em substituição ao debate econômico predominante na sociedade e na agenda pública. Assim, pode-se questionar o que seria um processo civilizatório evolutivo?

A Ciência Conscienciologia traz a oportunidade de uma nova reflexão dos rumos da humanidade com referencial na consciência, no ser humano, nas necessidades pertinentes ao processo evolutivo individual, comuns a todos. O novo modelo de gestão pública se orientaria pela equidade e por objetivos sociais e civilizatórios, atenuantes do egoísmo da cobiça capitalista (explicada e justificada empresarialmente pela lógica do crescimento dos lucros constante, transferida para o ambiente do Estado na figura do PIB). O Estado seria redefinido pela cosmoética em um arranjo social humanitário de interesses comuns não mais segmentado por interesses de classes socialmente distintas e segregadas: por referência econômica dos detentores de bens de produção e dos ofertantes de mão de obra, ou por dogmas religiosos ou questões de gênero e raça.

É importante pensarmos na passagem do Estado da condição de “comunidade humana que pretende com êxito o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território” (Max Weber) para a condição de um Estado pacifista e indutor da solidariedade, onde prevaleçam os valores consagrados pela Declaração dos Direitos Humanos, ampliados pela visão cosmoética do paradireito[4]advinda da realidade multidimensional das sociedades extrafísicas avançadas, interativas com o processo evolutivo de construção social  na dimensão intrafísica.

No âmbito da Ciência Política o debate atual está centrado na mudança do Estado Herdado para o Estado Necessário. Incluímos neste debate a pergunta: qual é a real necessidade da humanidade? Segundo o paradigma da Conscienciologia, a sociedade intrafísica deveria ser organizada para promoção da evolução consciencial respeitando o livre arbítrio individual e ser um ambiente catalisador da proéxis individual e coletiva, com foco multidimensional.

Para tanto é necessário abandonar o misticismo, o esoterismo e a religiosidade no trato com a multidimensionalidade e parapsiquismo, passando a adotar postura científica favorável às técnicas de reciclagens existenciais pessoais e de assistencialidade madura, repercutindo a longo prazo no processo civilizatório da sociedade intrafísica e no avanço da  consolidação do Estado Mundial – Estado do Bem Estar Consciencial.

Pode-se concluir que a gestão pública da maneira técnica, científica de abrangência consciencial e cosmoética proposta pela Conscienciologia, ainda é nova, mesmo assim conta com o apoio de pesquisas de voluntários da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) e demais interessados em estudar as especialidades do Paradireito, Parassociologia, Paradiplomacia, Paraeconomia, Parassegurança e Parapedagogia inseridas nos processos administrativos e no planejamento e implementação de políticas públicas para um Estado mais evoluído alavancando a futura implantação do Estado Mundial.

 

*Anibal Picanço Bentes é funcionário público estadual e voluntário do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), instituição de educação e pesquisa, sem fins de lucro, independente, pacifista, laica, não doutrinária, pioneira nas pesquisas sobre as habilidades parapsíquicas da consciência humana, comemora em 2013, 15 anos de Utilidade Pública Federal e Jubileu de Prata de trabalho assistencial e sustentável das verdades relativas de ponta das ciências Projeciologia e Conscienciologia. Mais informações pelo fone 3450-0628, facebook: iipcsalvador ou pelo site www.iipc.org – Participe de palestras gratuitas toda quarta-feira, às 20h.

 

Referências

 

________; Constituição da República Federativa do Brasil – Brasília – DF; 1988;

________; Pesquisa sobre Valores Éticos; Comissão de Ética Pública da Presidência da República do Brasil; Brasília – DF; 2008.

Arakaki; Cristina. Paradireito e Gestão Participativa Conscienciocêntrica – Revista Conscientia; 10(4): 352-360; out./dez.; 2006.

Bentes; Anibal Picanço – Anotações pessoais do II Symposium on Sinology & VII Imersion in Cosmoethics (Qufu Normal University; Shandong University; Wuhan University) – China; 2007.

Nonato; Alexandre – JK e os Bastidores de Brasília – 1ª edição – Editares – Foz do Iguaçu – PR; 2010.

Vieira; Waldo – 700 Experimentos da Conscienciologia – 1ª edição – IIPC – Rio de Janeiro – RJ; 1994.

Vieira; Waldo – Manual da Programação Existencial – 4ª edição; EDITARES – Foz do Iguaçu – PR; 2005.

Vieira; Waldo – Projeciologia – Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 10ª edição; EDITARES – Foz do Iguaçu – PR; 2010.

 

Bibliografia sugerida

JK e os Bastidores da Construção de Brasília

http://www.shopcons.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=276

Livros para download gratuitohttp://www.editares.org/index.php?option=com_content&view=article&id=202

 

Internet

Agenda da Viagem à Chinahttp://www.sino-brazilian-exchange.org/p-sss.html

AMORChttp://www.amorc.org.br/destaques/destaque8.html

Bahia Noticiashttp://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2008/08/17/23941,acm-neto-visita-terreiros-e-defende-parcerias.html

CEAEChttp://www.ceaec.org/conscientia/index.php/conscientia/article/viewFile/131/140

Conselho dos 500http://conselhodos500.blogspot.com/

Center for Zhouyi & Ancient Chinese Philosophy –  http://zhouyi.sdu.edu.cn/english/partyInfo/BaXiIndex20071101.asp

Plano Diretor da Cognópolishttp://planodiretorcognopolis.blogspot.com/2010/08/aprovadas-as-diretrizes-do-plano.html

Tertúlia Conscienciológica – http://www.tertuliaconscienciologia.org

 



[1] Paradireito e Gestão Participativa Conscienciocêntrica Conscientia, 10(4): 352-360, out./dez., 2006

[2] Palestra: A Escola Zi-Meng – Professor Wang Xinchun, Ph.D – Universidade de Jinan – 2007.

[3] http://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM

[4] A Paradireitologia é a ciência que estuda as relações dos direitos e deveres pela perspectiva da realidade multidimensional e multiexistencial do ser humano e dos seres subumanos.