Outro EPPGG baiano que apresentou trabalho no V Congresso CONSAD de Gestão Pública foi Milton de Sousa Coelho Filho que, no painel “Organizações sociais e OSCIPs: balanço da experiência” tratou do tema “15 Anos de Organizações Sociais: O Modelo Baiano”. Além de Milton, três gestores paulistas falaram das carreiras de gestor em todo o Brasil. O Congresso CONSAD ocorreu no período de 04 a 06 de junho.
Milton Coelho ressaltou as peculiaridades e avanços do modelo de publicização adotado pelo Poder Executivo da Bahia, a partir do ano de 1997, como alternativa para a implementação de políticas públicas em face dos constrangimentos impostos à gestão pública direta, notadamente, a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele apresentou ainda resultados da avaliação da capacidade de gestão das organizações sociais contratadas e as inovações institucionais-legais.
Os gestores Fábio Alvim Klein, Fernando Vizotto Galvão e Alberto de Mello Ferreira, de São Paulo, no painel “Modelo e realidade: operacionalizando a meritocracia”, enfocaram as “Determinantes da Evasão e Retenção dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental: Um estudo empírico nos principais Estados brasileiros”.
O trabalho identificou os determinantes da evasão e retenção dos EPPGG, levando em conta fatores críticos de gestão de pessoas, como remuneração, promoção e progressão, identificação com a carreira, atribuições do cargo, atividades desempenhadas, dentre outros: “Adicionalmente, este estudo verifica se esses fatores estão também relacionados à satisfação profissional desses servidores. Dados coletados em 2010 junto a mais de 250 EPPGGs nos estados da Bahia, de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e do Governo Federal mostram que a remuneração é fator determinante para a retenção de talentos, ao passo que a satisfação no trabalho depende também de outros fatores, como as atribuições do cargo e relevância das atividades desempenhadas”.
Os EPPGG informaram também que os dados levantados permitem uma análise estatística inédita capaz de fornecer importantes subsídios para a implementação de uma eficaz política de gestão de pessoas voltada para o fortalecimento dessa e de outras carreiras estratégicas para a administração pública.
Baixe os trabalhos na íntegra: