Representantes do grupo Carreiras de Estado Organizadas (CEO) fizeram nesta terça-feira (1) uma reunião por videoconferência para definir ações comuns que auxiliem o enfrentamento aos efeitos da pandemia do coronavírus no Estado. Estão sendo avaliadas duas linhas de atuação. A primeira contempla a doação de recursos financeiros pelo CEO para instituições que apoiem pessoas em situação de vulnerabilidade social. A segunda consiste no esclarecimento à sociedade, através de uma campanha de comunicação, com foco na atuação institucional de cada uma das carreiras e seu envolvimento no combate aos reflexos sócio-econômicos trazidos pela COVID-19.
“Vamos atuar em conjunto, buscando somar esforços e assim contribuir na formação de uma rede de apoio para o enfrentamento da crise instalada, com foco nos grupos mais vulneráveis ou de maior risco. E vamos trabalhar também na comunicação, que é uma das principais demandas da sociedade nesse momento de crise. É essencial que a população baiana tenha conhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais do setor público nesse momento de pandemia, valorizando sua atuação”, explicou a presidente da Aggeb, Daniella Gomes.
No caso da associação que representa, Daniella explicou que já fez uma consulta ao Conselho Fiscal da entidade sobre a operacionalização dessas doações coletivas no âmbito do CEO, medida emergencial que vai ao encontro de necessidades prementes da população, sobretudo a mais carente”, complementou a presidente da Aggeb.
Ficou definido ainda que as associações que representam os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público ficarão responsáveis por identificar, em seus cadastros, quais instituições preencheriam os requisitos para o recebimento das doações do CEO nesse primeiro momento. No próximo dia 8 haverá nova reunião virtual para definição de como essas doações serão feitas e seus beneficiários.
“Outra decisão importante que tomamos é o estímulo ao engajamento colaborativo de nossos associados, através de doações individuais a instituições que congreguem pessoas idosas, grupo mais atingido pela pandemia”, disse Daniella.
Ao mesmo tempo ficou definido que, em paralelo, as entidades do CEO irão desenvolver uma campanha de comunicação para as redes sociais, através de cards, destacando a atuação de seus filiados na estruturação de ações de enfrentamento e acompanhamento dos efeitos sócio-econômicos decorrentes do coronavírus dentro das atribuições funcionais de cada uma das carreiras envolvidas.