Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

Assembleia Extraordinária define ações importantes para membros da AGGEB

04/04/2016 Matéria especial

Na Assembleia Extraordinária da AGGEB, ocorrida na última sexta-feira (1º), no auditório da Seplan, Centro Administrativo da Bahia, foi apresentado o resultado da Oficina de Revisão da Identidade Institucional da Associação, além do Plano de Trabalho, que será seguido integralmente pela atual Diretoria, sem acréscimo de demandas.

20160401_152616

Outra pauta da Assembleia foram as ações judiciais da AGGEB – ações coletivas relativas à promoção retroativa de 2009, as causas referentes à aposentadoria, as causas referentes a defesas individuais. Também foi abordado o mandado de segurança para o processo de promoção ordinária.

O advogado José Carlos, da Azi Torres Advogados, explanou para os associados a abrangência dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo escritório para a defesa da categoria.

Sobre o processo de promoção da carreira, que se encontra parado, verificaram-se as possibilidades de ação e para as quais a Assembleia aprovou o que segue:

1 – Em relação ao ano de 2016. Em relação ao mandado de segurança coletivo, em nome da Associação dos Gestores, já pode se preparar o documento que solicita a efetivação das providências da promoção ordinária para que se possa dar entrada no âmbito administrativo. Na hipótese de indeferimento ou omissão no prazo legal, estaremos disparando o processo judicial. A diretoria ficou de elaborar o pedido administrativo formalmente.

2 – Em relação ao ano de 2015. Em relação ao conjunto de mandados de segurança individuais, em nome de grupos de associados, já pode preparar o formulário que solicita informações sobre a situação de cada um, para que possamos fazer uma compilação dos casos e verificar o número de mandados necessários e possíveis. Acredita-se que essa segunda condição deve obedecer a um rito célere, considerando que é possível eventualmente aproveitar a negativa já emanada pela administração dada para alguns casos onde o associado solicitou individualmente sua promoção. Será feita uma pesquisa entre os associados através de formulário tenha pelo ao menos as seguintes informações:

Você já fez o pedido administrativo referente à promoção em 2015?

1 – Sim. Já fiz o meu pedido.

1.1. A administração já respondeu ao seu processo?

1.1.1. Sim. Em que data. Qual o motivo alegado para o indeferimento?

1.1.2. Não. A administração não respondeu o meu pedido até agora.  

2 – Não. Não fiz nenhum pedido.

2.1. Você já reúne as condições para solicitar a promoção?

2.1.1. Sim. Tenho interstício, aprovação no curso de formação, avaliação de desempenho acima da nota mínima.

2.1.2. Não. Não sei o que fazer.

“Project Thinking”

A associada Margareth Gramacho fez a apresentação do curso sobre gestão de projetos “Project Thinking” e relatou a sua experiência positiva em relação ao conteúdo e aplicabilidade do mesmo. Foi sugerida a criação de uma comissão para analisar os cursos complementares a serem patrocinados pela associação. Entretanto não houve adesão de nenhum associado para participar da proposta comissão.

Canais de comunicação     

Último tópico do evento, foi a exposição das regras para os canais de comunicação da Associação. O jornalista Carlos Eduardo Freitas, assessor de Comunicação da AGGEB, registrou quais são as políticas de gestão da informação adotada pela diretoria.

Foi explicado que a comunicação formal da Associação, para qual a Diretoria tem controle e responsabilidade pelo conteúdo, está restrita ao site oficial da AGGEB S e os E-mails Marketing enviados diretamente pela assessoria.

O jornalista finalizou sua fala lembrando que nas redes sociais os conteúdos podem ser usados contra o autor em processos judiciais e que, portanto, deve-se tomar muito cuidado naquilo que se escreve. Além é claro de considerar em cada canal as regras de etiqueta social compatíveis com a cultura dos membros participantes.