Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

AGGEB participou da entrega do Premio IAF de Educação Fiscal

26/11/2021 Notícias

O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) realizou a solenidade de premiação do Prêmio IAF de Educação Fiscal (PIAF) 2021 no dia 26/11, às 17h, na Casa do Comércio, dentro dos protocolos sanitários legais. A AGGEB teve participação especial no evento, com a presença da diretora de Estudos e Pesquisas, Valéria Peruna, e de sua presidente, Daniella Gomes, que inclusive fez parte da mesa oficial da cerimônia.

“Eu tive a honra de representar o grupo Carreiras de Estado Organizadas (CEO), participando do juri de avaliação dos projetos apresentados, e posso atestar a diversidade das ações inscritas. É oportuno que esse tipo de ação seja replicada por outras categorias”, afirmou Daniella, ressaltando a importância da parceria da AGGEB com o IAF e outras entidades que representam os servidores públicos.

O IAF destaca que o Prêmio de Educação Fiscal tem o propósito de instituir uma nova consciência nos baianos e baianas sobre a importância da Educação Fiscal. Um prêmio em que todos saem ganhando: a sociedade ganha na aplicação dos recursos em políticas públicas eficientes e eficazes, e os cidadãos e cidadãs exercendo a cidadania fiscal.

O PIAF foi viabilizado através de parcerias com outras instituições e tem como principais objetivos valorizar, promover e premiar ações e projetos em desenvolvimento que envolvam matérias específicas de Educação Fiscal, oportunizando a discussão sobre a importância social dos tributos; incentivar o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos por meio de mecanismos de controle social, como forma de efetivo exercício da cidadania.

O PIAF pretende também desenvolver atividades em parceria com entidades públicas e privadas no sentido de aperfeiçoar conhecimentos teórico-práticos referentes à Educação Fiscal e incentivar mecanismos de aprendizagem com o propósito de permitir ao cidadão o acompanhamento da correta aplicação dos recursos materiais colocados à disposição da Administração Pública para atendimento das demandas sociais existentes.
Também são objetivos do prêmio propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado, por meio de atividades de Educação Fiscal e estimular e valorizar a produção de trabalhos jornalísticos, veiculados pela imprensa brasileira, relacionados à Educação Fiscal (a função social dos tributos e a importância da participação de todos sobre a qualidade dos gastos públicos).