O presidente da AGGEB, Thiago Xavier e o presidente do IAF, Marcos Carneiro, estiveram nessa terça-feira na Assembleia Legislativa da Bahia para buscar apoio da deputada Ivana Bastos para que seja encaminhada uma PEC para um teto de remuneração única para todos os servidores.Os dois foram recebidos pelo assessor jurídico da deputada, João Pimentel Filho, que se mostrou favorável à proposta.
A proposta foi elaborada em conjunto entre as duas entidades, que são parceiras no grupo Carreiras de Estado Organizadas (CEO), e pretende fazer valer um mecanismo existente na Constituição de 1988, mas que, com o tempo acabou sofrendo algumas distorções.
A deputada já havia se colocado de forma favorável à essa medida, que há muito vem sendo defendida pelo IAF, e pediu para que fossem aprofundadas as discussões com sua equipe técnica para que a proposta da PEC possa ser apresentada para o plenário da ALBA.
“Esse seria mais um importante passo para conquistarmos para nossas categorias e para os demais servidores um direito já previsto na Constituição. Tenho certeza que a deputada Ivana Bastos vai mais uma vez levar adiante esse pedido e obter mais uma vitória para nossa categoria”, afirmou Thiago Xavier.
“O próprio Poder Executivo reconheceu recentemente que há um certo constrangimento em usar o salário do governador como teto. É um teto político! Que sofre a interferência da mídia e da imagem pessoal que o governante deseja transmitir, enquanto para os servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário há um outro teto salarial baseado em parâmetros técnicos. Por isso creio que essa sugestão tem grandes condições de ser aprovada. Essa PEC seria um feito histórico para os servidores e resolveria também centenas de pendências judiciais. Inclusive há um questionamento da AGGEB na Justiça sobre esse tema”, concluiu o presidente da AGGEB.