O Brasil Dia 09 de junho destaca a importância da vacinação como uma das maiores estratégias para a redução da mortalidade por doenças imunizáveis. Gratuito e nacionalmente distribuído, o rol básico de vacinas já faz parte da vida dos brasileiros, sobretudo de crianças até os 05 anos de idade. A AGGEB apoia fortemente esta ação de saúde pública, que vai além do autocuidado e se mostra um compromisso cidadão com a saúde do outro e de toda a comunidade, tornando-se, além de tudo, um ato de amor. Sim, porque vacinar salva vidas!
Nos nossos dias, o maior exemplo da necessidade da imunização ocorreu a partir do surto da COVID-19, cujo número de casos só começou realmente a ceder a partir do início da aplicação das vacinas. E, principalmente, o número de casos graves e de mortes caiu vertiginosamente, mesmo com a chegada de novas variantes e com eventuais aumentos de notificações em alguns períodos específicos. Mas é bom lembrar que o vírus continua a circular e as pessoas precisam cumprir o calendário das doses de reforço.
A AGGEB também deu seu exemplo nos dois últimos anos, quando realizou campanhas próprias de vacinação contra gripe para seus associados e familiares, em parceria com entidades integrantes do coletivo Carreiras de Estado Organizadas – CEO.
“Trabalhar a favor da imunização de nossa população é um dever de todos e a AGGEB não podia ficar de fora dessa luta. Não há como se deixar levar por vozes que desestimulam a vacinação ou que criam notícias falsas a respeito desse tema. Foi com as vacinas que erradicamos diversas doenças e salvamos milhares de vidas. A AGGEB também faz parte dessa luta”, afirmou Valéria Peruna, que é médica, EPPGG e atual diretora de Estudos e Pesquisas da AGGEB.
“Vacine. Vacinar é a coisa mais inteligente e amorosa que você pode fazer por si e por quem você ama”, essa é a dica dada por Valéria.