Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

AGGEB, 10 anos de luta pela valorização da carreira de EPPGG na Bahia

15/01/2013 Artigo

A partir de hoje, 15 de janeiro, data que se comemora os 10 anos de fundação da AGGEB, uma série de matérias serão publicadas durante esta e a próxima semana falando dessa trajetória. Acompanhe…

Uma década de existência da AGGEB. O que contar desta trajetória até aqui? É preciso voltar ao passado, relembrar esta história… Já se vão mais de 10 anos que um grupo de recém-empossados como Gestor Governamental – nomenclatura à época – ainda durante as capacitações iniciais, começou a conversar sobre o quão importante seria para a carreira criar uma Associação que a representasse ante diversos atores. De lá para cá muitos fatos se sucederam.

 

I Seminário Gestão Pública em Foco, promovido pela AGGEB na capital baiana

Iniciou-se, com o esforço de ver aquela ideia – ainda embrionária – se tornar realidade. Para tanto, era preciso oficializar a criação da Associação. A primeira diretoria eleita – capitaneada por Nelson Pestana – se debruçou com esse intento. Concomitantemente a essa ação, começou a fazer-se presente nas discussões que se travavam na SAEB acerca da gestão da carreira, entre elas aquela a que se propunha a junção da carreira dos Gestores à de Técnicos de Serviço Público, com atribuições semelhantes à nossa, com nome de Especialistasem Políticas Públicase Gestão Governamental.

Com a AGGEB criada e empossada a diretoria para o biênio 2006-2007, sob a liderança de Alexandre Junqueira, a Associação tratou do modelo de desenvolvimento da carreira, então alicerçado na Certificação.

Em 2007, tendo a nova gestão da Secretaria da Administração definido por alterar o modelo de desenvolvimento e a estrutura de salários, a AGGEB intensificou ações em prol da carreira, visando a definição de um modelo exequível e que se aproximasse, em termos de vencimentos, à complexidade das atribuições e a média salarial aplicada às carreiras congêneres, em outras estados e no governo federal – desta vez, a cobrança não foi restrita apenas à SAEB, mas ao Executivo como um todo e também ao Legislativo.

[Continua…]

Comente, curta e compartilhe essa história!!!


Foto: Ascom AGGEB