Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

A presidente da Aggeb, Daniella Gomes, participou da assinatura do acordo de cooperação técnica envolvendo TJBA, SEAP e AGGEB

30/10/2019 Notícias
A presidente da Aggeb, Daniella Gomes, participou da assinatura do acordo de cooperação técnica envolvendo TJBA, SEAP e AGGEB

A presidente da AGGEB, Daniella Gomes, participou nessa quarta-feira (30) da assinatura de acordo de cooperação técnica envolvendo TJBA, SEAP e AGGEB, uma iniciativa pioneira entre associações representativas de servidores públicos para a reinserção de reeducandos provenientes do sistema carcerário na sociedade, através do Projeto Começar de Novo.
Pelo convênio, a AGGEB passa a ofertar vaga de trabalho para que um reeducando passe a colaborar com as atividades diárias da entidade.
Daniella Gomes destaca ser esse o primeiro instrumento firmado entre a AGGEB e o Poder Público, o que significa um marco na história da entidade.

“A AGGEB está atuando para cumprir sua responsabilidade social na temática da ressocialização pelo trabalho, dando um
exemplo para outras entidades de que vale a pena acreditar que todos merecem uma segunda chance”.
O Projeto Começar de Novo foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2009 e tem âmbito nacional. Na Bahia, as Secretarias de Infraestrutura, da Administração, de Administração Penitenciária e a Procuradoria Geral do Estado também integram a rede de instituições parceiras do Começar de Novo.

“A assinatura desse termo também materializa a diretriz da atual diretoria de aproximação da AGGEB com os demais Poderes do Estado, iniciada com o Legislativo, a partir da criação do Dia do Gestor Público, e agora reforçada com essa parceria com o Judiciário “.

O Juiz Antônio Alberto Faiçal Junior, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/BA), ressalta ser este mais um convênio do Começar de Novo, um projeto muito importante do Judiciário que procura resgatar a dignidade das pessoas cumpridoras de pena. Isso ajuda a consolidar o processo de ressocialização, que já acontece também em outros órgãos do estado e no próprio TJBA, mas a participação da Aggeb traz um dado importante, por se tratar de um órgão da sociedade civil participando desse processo, o que pode auxiliar a vinda de outras entidades para essa rede de apoiadores.

Aureluzia Peregrino, analista do GMF/BA, unidade do TJBA responsável pela
operacionalização do Começar de Novo, acredita que fomentar a ressocialização das pessoas que passaram pelo sistema carcerário é uma das principais funções, pois quando se consegue uma vaga de trabalho para um reeducando estão sendo beneficiados, no mínimo, cinco pessoas de uma família. A ressocialização pelo trabalho é uma verdadeira guinada na vida dessas pessoas.

Egídio Tavares, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental presente à solenidade destacou a importância de uma abordagem social positiva que deve ser espelhada para outras organizações da sociedade civil, já que essa é uma parceria que pode trazer bons resultados para toda a comunidade.