Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia

EPPGG, Professor Doutor e Escritor Enézio de Deus lança novo livro: “Falas de que Família(s)? Análise dos Discursos da Constituinte de 1987/88 Sobre Direitos e Relações Familiares”

09/04/2018 Notícias

No último dia 5 de abril, às 18h:30min, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, o colega EPPGG Enézio de Deus lançou seu mais novo livro intitulado “Falas de que família(s)?: análise dos discursos da Constituinte de 1987/88 sobre direitos e relações familiares” (Editora Appris, 2018, 354 páginas).

O evento de lançamento foi abrilhantado pela presença de ilustres profissionais que militam em torno do tema do qual trata o livro, como, por exemplo, o Desembargador e Professor Salomão Resedá, de longo histórico na seara familiar, em especial em temas afetas à infância e à juventude, e a Professora Doutora Salete Maria, da Ufba, também advogada e pesquisadora de amplo renome na área de gênero e direitos humanos. Amigos, colegas de trabalho e membros da carreira de EPPGG, a exemplo de Patrícia Borges (SJDHDS), Liliane Pagliarini (SEI) e Maurício Ferreira (SUPREV/SAEB), também se fizeram presentes. A AGGEB não poderia deixar de prestigiar o momento, fazendo-se representar pelo seu Diretor de Estudos e Pesquisas, Júlio Lima, que levou os cumprimentos e saudações de sucesso emanadas de toda a Diretoria e demais associados.

Enézio e o Desembargador Salomão Resedá. (Foto cedida pelo Autor)

 

Enézio e a Professora Doutora Salete Maria (Foto cedida pelo Autor)

 

Presença do representante da AGGEB, Julio Lima (Foto cedida pelo Autor)

 

Na obra, cujo embrião foi a sua tese de doutorado defendida em 2016 na Universidade Católica do Salvador (UCSal), o autor usa a Análise de Discurso (AD) francesa para investigar como o tema “família” foi discutido na mais longa Assembleia Constituinte brasileira. Os resultados, que trazem ricos detalhes acerca dos discursos dos constituintes sobre direitos e relações familiares, são bastante reveladores da visão conservadora da maioria dos parlamentares que redigiram a Constituição Federal em Vigor, conhecida como Constituição Cidadã. Vale a pena conferir.

Enézio de Deus Silva Júnior é Doutor e Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Especialista em Direito Público pela Universidade Salvador (UNIFACS), Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Advogado. Além de exercer o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Estado da Bahia (atualmente no âmbito da Secretaria da Educação), atua na pesquisa/docência com ênfase em Direitos Humanos e das Minorias, Direitos das Famílias, Diversidades Sexual e de Gênero e Análise de Discurso francesa (AD), compondo, atualmente, o quadro docente da Especialização em Educação em Gênero e Direitos Humanos da UFBA. Entre outros, é autor dos livros: Falas de que Família(s)? Análise dos Discursos da Constituinte de 1987/88 sobre Direitos e Relações Familiares (Editora Appris), A Possibilidade Jurídica de Adoção Por Casais Homossexuais (5ª edição, Editora Juruá), Assassinatos de Homossexuais e Travestis: Retratos da Violência Homo(trans)fóbica (Instituto Memória), O Regresso (Editora Juruá) e Luzeiros de Amor (Editora Juruá). Coordenador e coautor do livro: União Estável Entre Homossexuais: Comentários à Decisão do STF face à ADI 4.277/2009 e à ADPF 132/2008 (Editora Juruá).